Design Patterns in Java
Design patterns, ou padrões de projeto, são soluções comuns para problemas frequentemente encontrados na programação, especialmente no paradigma da orientação a objetos. Eles são essenciais para facilitar testes, coesão e escalabilidade do código, e têm benefícios a longo prazo.
O famoso livro “Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software” ou Gang of Four (GOF) categoriza 23 padrões de projetos organizados em 3 categorias: Criacional, Estrutural e Comportamental.
Tipos de Design Patterns
Criacional (Creational)
Relacionado à criação de objetos. Exemplos incluem:
- Singleton: Garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto global de acesso a ela.
- Factory: Uma fabrica de objetos, abstrai a lógica de criação e devolve o concreto solicitado, geralmente relacionado a uma inferface com um contrato fixo.
- Builder: Permite a construção de um objeto complexo passo a passo.
Estrutural (Structural)
Focado na estruturação dos componentes e como eles se relacionam, auxiliando no desacoplamento. Exemplos incluem:
- Adapter: Permite que interfaces incompatíveis trabalhem juntas.
- Facade: Fornece uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema.
- Proxy: Fornece um substituto ou espaço reservado para outro objeto controlar o acesso a ele.
Comportamental (Behavioural)
Voltado para a interação, comunicação e relação entre objetos em geral. Exemplos incluem:
- Command: Encapsula uma solicitação como um objeto, permitindo parametrização e enfileiramento de solicitações.
- Strategy: Define uma família de algoritmos, encapsula cada um deles e os torna intercambiáveis.
- Mediator: Define um objeto que encapsula como um conjunto de objetos interage.
Conclusão
Os padrões de design são ferramentas poderosas que podem ajudar os desenvolvedores a criar código mais limpo, mais eficiente e mais fácil de manter. Compreender esses padrões e saber quando e como aplicá-los é uma habilidade essencial para qualquer desenvolvedor Java sério.
Em breve farei uma série discutingo e exemplificando cada um dos patterns